OBJECTIVOS

Urbanólogo é uma página de conteúdos multidisciplinar que aborda problemáticas atuais relacionadas com dinâmicas urbanas e territoriais com destaque para o contexto português. Divulga regularmente oportunidades, eventos e publicações no campo da habitação, arquitectura, arquitectura paisagista, arte, património, mobilidade, ambiente, tecnologia, turismo, dinâmicas sociais, interculturalidade, transformação urbana. Destina-se, antes de mais, a todos os que trabalham e investigam o território e o espaço social.

O projeto é gerido por uma equipa que trabalha e tem vindo a intervir sobre questões urbanas e territoriais sob diversas vertentes.

quem somos

Madalena Corte-Real

​Investigadora integrada no Cics.Nova da FCSH-UNL. Licenciou-se em Sociologia, tem um Mestrado em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Doutoramento em Estudos Urbanos. Foi investigadora visitante na TU-Berlin e recentemente estudou um processo de revitalização territorial na Mouraria em Lisboa que passou pela valorização da identidade local. Esteve envolvida em diferentes projetos de investigação na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente sobre as comunidades piscatórias do Estuário do Tejo. Participou em programas de intervenção local, em particular no Bairro do Castelo em Lisboa com o Fundo de Arquitectura Social. No âmbito da implementação de programas integrados de base local, trabalhou em diagnósticos de necessidade e no acompanhamento, avaliação e monitorização de projetos na área dos comportamentos aditivos e dependências. Como principais interesses destaca-se a análise de territórios em processos de transformação, identidade local e a produção social do espaço.

Maria João Gomes

​Investigadora integrada no Cics.Nova da FCSH-UNL. Licenciou-se em Arquitectura paisagista, tem um Mestrado em Ecologia Humana e Doutoramento em Estudos Urbanos. Recentemente estudou o uso caminhado abordando como esta prática é produtora da sócio-espacialidade da cidade. Como investigadora e como arquitecta paisagista, tem vindo a intervir e a estudar o espaço público analisando não só a sua vertente material, mas o seu potencial social para a zona envolvente. Como principais interesses destaca-se o desenvolvimento do conceito de activação e de monitorização da produção do espaço de zonas urbanas sub-valorizadas. 
No âmbito da arquitetura paisagista, como coordenadora e, ou projectista, teve diversas colaborações com câmaras municipais ao nível da intervenção no espaço público.

Marianna Monte

Investigadora colaboradora no Cics.Nova da FCSH-UNL. Licenciou-se em Arquitectura e Urbanismo pela UFRJ, tem mestre em Desenho Urbano pela TU-Berlin e  Doutoramento em Estudos Urbanos (FCSH-UNL + ISCTE-IUL). Estudou os entre-usos (i.e. usos temporários em espaços expectantes), as dinâmicas que os compreendem e os seus impactos sociais, económicos e no espaço urbano. Atuou em projetos no Rio de Janeiro, Berlim e Lisboa sobre a requalificação de espaços urbanos, o impacto das políticas urbanas no desenho das cidades e a informalidade em contexto urbano. Atualmente investiga o impacto do turismo nas cidades.

Colaboradores

Carlota Baptista - Graphic and Web Designer

Formada pela Universidade de Évora, no curso de Design Gráfico. Fundadora do Aside Studio. UX UI e Front end developer com um background em web design e design gráfico. Actualmente Freelancer.