Práticas Culturais dos Portugueses. Inquérito 2020

Autor(es):

José Machado Pais, Pedro Magalhães, Miguel Lobo Antunes

ICS 2022

Esta era uma obra urgente em Portugal. O livro Práticas Culturais dos Portugueses. Inquérito 2020 apresenta um retrato profundo e detalhado acerca das formas como os portugueses usam a internet, veem televisão, ouvem rádio, leem livros, frequentam bibliotecas e arquivos, visitam museus, galerias e o património histórico, frequentam cinema, festivais e festas locais, ou cultivam práticas artísticas amadoras.

Este retrato é apresentado sob várias lentes e ângulos, mostrando como determinadas práticas são organizadas e desigualmente distribuídas no espaço social. Sempre que possível recorre-se à comparação no tempo, através de dados estatísticos longitudinais, e no espaço, com outros países do contexto europeu. Os resultados apresentados têm ainda a vantagem de tornar visíveis mudanças ocorridas nos consumos culturais no ano de 2020, um ano em que o sector da cultura foi particularmente afetado devido às medidas restritivas exigidas pela conjuntura pandémica.

A leitura dos resultados do inquérito de 2020 é imprescindível por parte de decisores políticos, agentes criativos e intermediários do sector cultural, e recomendada a todos os públicos praticantes, consumidores e interessados em várias expressões culturais.

Vitor Sérgio Ferreira, sociólogo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)