top of page

PEÇAS SOLTAS 3 – ESTIMULAR AMBIENTES CULTURALMENTE SUSTENTÁVEIS


Lisa Daly e Miriam Beloglovsky ; Fot Jenna Knight

trad. e rev. científica Isabel Lopes da Silva

1ª ed. - Lisboa : APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância

Publicado: 2022

Os materiais de fim aberto (Loose Parts) são materiais naturais ou sintéticos encontrados, comprados ou reciclados – bolotas, ferragens, pedras, papel alumínio, restos de tecido – que as crianças podem mover, manipular, controlar e alterar durante as brincadeiras. As peças soltas são atraentes e bonitas, elas capturam a curiosidade das crianças, dão asas à sua imaginação e encorajam a criatividade.

O terceiro volume da série Loose Parts oferece inspiração e orientação na criação de ambientes para a primeira infância culturalmente sensíveis e culturalmente sustentáveis. Com a ajuda de mais de 400 fotos coloridas, este livro orienta os leitores a usar seu ambiente para promover uma sensação de admiração, curiosidade e alegria e permitir que as crianças explorem sua identidade.

Este terceiro volume de Loose Parts analisa o design do ambiente por meio de seis termos-chave:

Estética – a natureza da arte e da beleza. Autenticidade – nos ajuda a evitar suposições estereotipadas e tendenciosas. Equidade – trata-se de alcançar resultados iguais por meio do apoio individualizado para cada criança. Dinâmico – sempre mudando e apoiando o pensamento crítico das crianças. Praxis – acionado com base na teoria. Reflexão crítica – o processo contínuo de consideração, análise e tomada de decisão informada aplicada ao trabalho diário.

280 páginas a cores


bottom of page