top of page

Lisboa Mesma Outra Cidade


Fotografia: Antonio Julio Duarte, Beatriz Banha, Hugo Barros, Mariana Viegas, Pauliana Valente Pimentel, Pedro Letria Autores: Djamilia Pereira de Almeida, Joana Braga; Patrícia Portela

António Bento-Gonçalves (coord.)

Ghost Edition


Duramente atingida pela austeridade, radicalmente transformada pelo turismo e pela financeirização imobiliária, Lisboa sofreu profundas transformações durante a última década.

Fotografar a cidade hoje, entre o que se tornou e o que se está a tornar, permite iluminar o ponto cego que é o seu presente e reflectir (sobre) o seu estado.

Lisboa Mesma Outra Cidade reúne seis ensaios fotográficos e três ensaios literários que introduzem uma pluralidade de olhares e proporcionam uma actualização das nossas representações de Lisboa.

Lisboa Mesma Outra Cidade partiu da constatação da falta de projectos fotográficos abrangentes, capazes de actualizar as representações e de servir assim de espelhos onde a cidade e os habitantes se possam ver e pensar.

Em cidades europeias como Paris, Barcelona ou Berlim, este tipo de projectos faz parte de uma longa tradição de encomenda pública e privada, cujo objectivo é promover novos olhares sobre realidades urbanas em constante transformação.

Os ensaios fotográficos que daí resultam são retratos de uma época, ao mesmo tempo que constituem documentos visuais reflexivos, e podem adquirir, com o tempo, um estatuto de documentos históricos para gerações futuras.


Comments


bottom of page