Gonçalo Ribeiro Telles- O Homem e a Obra


Autor: Fernando Santos Pessoa

Editora Argumentum

2021


Com Gonçalo Ribeiro Telles a Arquitectura Paisagista chegou ao conhecimento do público em geral como a actividade indispensável à concretização do ordenamento do território e da paisagem, e como suporte fundamental de uma Política de Ambiente e de Qualidade de Vida.

Esta edição leva-nos a conhecer como Gonçalo Ribeiro Telles desenvolveu a sua acção pedagógica, profissional e política ao longo de várias décadas de vida, trabalho e militância de causas.

O livro inclui 74 imagens, entre fotografias, projectos e pinturas por ele realizadas que nos dão uma imagem da dimensão da criatividade e qualidade de uma obra imensa que nos deixou.

Gonçalo Ribeiro Telles constitui um exemplo profissional, ético, e metodológico com grande interesse para as várias gerações que reconhecem e admiram esta figura de referência da nossa da cultura contemporânea.

Este livro resulta de um trabalho rigoroso e apaixonado que o Arquitecto Paisagista Fernando Santos Pessoa, primeiro como aluno, depois como colega e mais tarde amigo e companheiro de Gonçalo Ribeiro Telles soube registar num texto recheado de memórias de um grande admirador.

Uma espécie de road-map pelo homem e a obra do Arquitecto Paisagista e Engenheiro Agrónomo mais conhecido em Portugal.

Patrocínio: Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP)