Geografia do Porto


José A. Rio Fernandes

Edição: Book Cover Editora, setembro de 2020



Obra de investigação científica, Geografia do Porto pretende contribuir para um melhor conhecimento da cidade, atualizando-o, ao mesmo tempo que se apresenta como síntese, centrada na perspetiva territorial.

Começa com o debate sobre o que é o Porto, visto na sua geomorfologia, na sua compreensão a partir da fixação humana mais remota e na discussão dos seus limites e da sua afirmação regional e mundial. O segundo capítulo promove a ligação da Geografia com a História, numa abordagem que dá conta das principais transformações urbanísticas, sociais e económicas, essencial para a compreensão da cidade de hoje.

No encontro da Geografia com a Sociologia, traçam-se as linhas gerais da evolução da população e das políticas de habitação, evidenciam-se aspetos associados à população flutuante e à relegação socio-espacial. O capítulo de Geografia de Bem-estar trata essencialmente do conforto bioclimático, da natureza, das condições de acessibilidade e mobilidade, e de aspetos ligados à insegurança.

Por fim, no encontro entre a Geografia e a Economia, faz-se uma abordagem à evolução da indústria e do turismo, comércio e restauração, concluindo-se com a discussão dos problemas e desafios da economia urbana, vistos desde as perspetivas da tradição e da inovação.