top of page

ARTE E ESPERANÇA Percursos da Iniciativa PARTIS

Art and hope : PARTIS initiative trajectories, 2014-2018 / coord. Hugo Cruz

autores Américo Peças... [et al.] ; . - Lisboa : Calouste Gulbenkian Foundation, 2020

Disponível Download

Uma democracia moderna precisa de uma ligação efetiva entre a criatividade e a inclusão.

PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social – é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian de apoio a projetos que visem testar e demonstrar o papel que as artes podem desempenhar nos percursos de integração de comunidades mais vulneráveis. São projetos que criam espaços de liberdade e de aprendizagem permanente, onde se desfazem preconceitos e se ensaia a compreensão e o respeito mútuo.

Nas duas edições já realizadas da PARTIS foram apoiados 33 projetos em diferentes regiões do país, alicerçados em práticas como a música, as artes visuais, o teatro, a dança e envolvendo, nomeadamente, comunidades de refugiados, população prisional, pessoas com deficiência ou doentes de saúde mental. Mais recentemente, foram selecionados através de concurso mais 15 projetos a apoiar no período de 2019-2021.

A publicação Arte e Esperança. Percursos da Iniciativa PARTIS documenta o processo de construção dos projetos apoiados, dando voz aos seus protagonistas. Refletem-se as motivações e aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian na promoção do papel cívico das artes e na descoberta de novos modelos de inclusão social.

In Nota de abertura, por Guilherme d’Oliveira Martins

bottom of page