No dia 8 de Fevereiro de 2019 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e o Urbanólogo, com o contributo da Fundação Friedrich Ebert, organizarão uma conferência com o título “Políticas de habitação – modelos, tendências e desafios”. A conferência realizar-se-á na NOVA FCSH, Torre B, Piso 5, Auditório 3 (durante a manhã) e de autocarro (durante a tarde).

No primeiro painel, a conferência tem como objectivo expor a experiência habitacional de Viena, Áustria. O orador vai dar uma perspectiva histórica e falar sobre desafios actuais das políticas de habitação nessa cidade. No momento seguinte, na mesa redonda, procurar-se-á debater quais são os principais desafios para as cidades contemporâneas, com destaque para as cooperativas de habitação no século XXI, a turistificação, a gentrificação, a liberalização do mercado de habitação, a subsistência de bairros auto-produzidos e outras questões relacionadas com a habitação em espaços urbanos.

Depois do almoço, seguir-se-á uma visita de autocarro pela cidade de Lisboa, em que se visitarão vários bairros sociais construídos ao longo do século XX, durante a I República (1910-1926), a Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1974) e o Portugal Democrático (1974-). Com este mobile workshop, pretende-se reflectir sobre os diferentes modelos políticos, arquitectónicos, morfológicos, sociais e geográficos aplicados nestes bairros.

Percurso (sujeito a alterações): NOVA FCSH, Ajuda (Alto da Ajuda, Caramão da Ajuda, Caselas, 6 de Maio, Casalinho da Ajuda), Arco do Cego, Alvalade, Olivais Norte (Olivais Norte e Encarnação), Olivais Sul, Chelas (Condado, Flamenga, Lóios, Armador), Alta de Lisboa, NOVA FCSH.

Click aqui para fazer inscrições para a conferência e para o mobile workshop

Click aqui para baixar o programa completo

Equipa organizadora:

Gonçalo Antunes / NOVA FCSH e CICS.NOVA

Madalena Corte-Real / Urbanólogo e CICS.NOVA

Maria João Gomes / Urbanólogo e CICS.NOVA

Marianna Monte / Urbanólogo e DINÂMIA’CET-IUL

Christine Auer /Fundação Friedrich Ebert

Design Gráfico:

Carlota Baptista