Conferência Internacional na Universidade de Aveiro

27 de Setembro de 2021

Submissão de Resumos

Conferência: 25-26 de novembro de 2021


Planeamento no contexto das rápidas transformações: dados e tomada de decisão

VI Conferência de Planeamento Regional e Urbano/I Conferência de Ciência de Dados para as Ciências Sociais/Conferência do Projeto DRIVIT-UP

A Conferência sobre os fatores de transformação urbana (dados e tomada de decisão) pretende desafiar a comunidade (científica, técnica e sociedade em geral) a refletir sobre abordagens de suporte ao planeamento e à implementação e monitorização de iniciativas permitam respostas eficazes e eficientes no contexto das cada vez mais rápidas transformações territorial e societais.

Partindo da agenda de investigação proposta pelo projeto DRIVIT-UP (fatores de transformação urbana) pretende-se promover um debate em torno das dimensões sociais, económicas, ambientais e territoriais que marcam o atual contexto territorial, bem como a partilha de contributos de diferentes áreas disciplinares para a capacitação dos processos de tomada de decisão.

Este evento científico realiza-se no âmbito das regulares Conferências de Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro (sendo esta a VI edição), convocando o olhar multidisciplinar sobre o território que a escola de planeamento de Aveiro sempre promoveu, assim como a mobilização das múltiplas redes de investigação, nacionais e internacionais, que esta tem promovido.

Junta-se a este evento a organização da primeira Conferência de Ciência de Dados para as Ciências Sociais. Neste contexto, procura-se realçar a im portância da tomada de decisão tecnicamente informada, apoiada em abordagens integradoras de várias fontes de informação e de conhecimento, de modo a contribuir para processos de tomada de decisão mais qualificados, participados, transparentes e consequentes. Esta plataforma pretende assumir-se como um novo fórum de debate e de partilha de experiências, sobre os desafios e oportunidades do crescente manancial de dados disponíveis e da capacidade computacional e tecnológica que caracterizam os tempos atuais, na resposta aos cada vez mais complexos e exigentes desafios societais.


+info