coordenação por João Seixas
Caleidóscopio 2018
Esta obra reflecte 500 anos de pensamento e estratégias para Lisboa (1517-2017),, é coordenada por João Seixas, investigador integrado do CICS.NOVA, e conta com a participação de vinte reconhecidos pensadores da evolução desta cidade.
OS momentos de transformação da cidade de Lisboa, aliados à abertura a novos horizontes na geografia, na economia, na ciência e na filosofia; foram originando uma renovada cidade, bem como novos príncipes e sistemas socioeconómicos e políticos. Num filme concêntrico mas também centrífugo: a Lisboa como porto, a Lisboa como centro da Nação, a Lisboa como afirmação de capital de império, a Lisboa como afirmação racionalista, a Lisboa como pulsar industrial, a Lisboa como cidade de bairros, a Lisboa como cidade sustentável. Cada capítulo deste livro incide sobre um determinado espaço-tempo; estendendo-se por sobre as projecções, utopias e estratégias para a cidade do Tejo, num período que vai desde a Lisboa ainda medieval mas já proto-imperial, até à Lisboa metapolitana, Europeia e globalizada.
Hoje, torna-se essencial interligar estas várias naturezas genéticas, formativas e transformadoras de Lisboa, com as novas complexidades de um mundo que, mais uma vez, mostra estar nos horizontes dos nossos cais.