PROJECÇÕES DE LISBOA - Utopias e estratégias para uma cidade em movimento perpétuo

13/11/2018

coordenação por João Seixas

Caleidóscopio 2018

 

 

 

 

   

 

 

Esta obra reflecte 500 anos de pensamento e estratégias para Lisboa (1517-2017),, é coordenada por João Seixas, investigador integrado do CICS.NOVA, e conta com a participação de vinte reconhecidos pensadores da evolução desta cidade.  

OS momentos de transformação da cidade de Lisboa, aliados à abertura a novos horizontes na geografia, na economia, na ciência e na filosofia; foram originando uma renovada cidade, bem como novos príncipes e sistemas socioeconómicos e políticos. Num filme concêntrico mas também centrífugo: a Lisboa como porto, a Lisboa como centro da Nação, a Lisboa como afirmação de capital de império, a Lisboa como afirmação racionalista, a Lisboa como pulsar industrial, a Lisboa como cidade de bairros, a Lisboa como cidade sustentável. Cada capítulo deste livro incide sobre um determinado espaço-tempo; estendendo-se por sobre as projecções, utopias e estratégias para a cidade do Tejo, num período que vai desde a Lisboa ainda medieval mas já proto-imperial, até à Lisboa metapolitana, Europeia e globalizada.

Hoje, torna-se essencial interligar estas várias naturezas genéticas, formativas e transformadoras de Lisboa, com as novas complexidades de um mundo que, mais uma vez, mostra estar nos horizontes dos nossos cais.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload