Matilde Sirgado
2017
O complexo problema social das Crianças de Rua está presente na maioria das cidades do mundo e tem vindo a transformar-se em função da evolução e da própria dinâmica das sociedades.
No estudo e investigação apresentados neste livro pretende-se analisar a problemática das crianças em situação de rua da cidade de Lisboa, recorrendo à metodologia de intervenção desenvolvida pelo Instituto de Apoio à Criança.
Neste sentido, o foco central desta investigação foi a avaliação do Projecto «Trabalho de Rua com Crianças em Risco ou Situação de Marginalidade»; atualmente designado por Projecto Rua «Em Família para Crescer».
Na procura de um conhecimento sobre o legado que o Projecto Rua deixa à sociedade portuguesa, procura-se estabelecer a ligação entre a missão do Instituto de Apoio à Criança – Projecto Rua, a sua proposta pedagógica, o papel dos diferentes interventores sociais e a realidade das crianças e jovens em situação de rua.
Através de uma pesquisa exploratória de estudo de caso único, apoiada numa abordagem qualitativa teórico e analítica, faz-se uma análise aprofundada do desenvolvimento do Projecto que visou a compreensão do seu papel na construção de percursos de inclusão, em torno das seguintes dimensões: como Observatório Social da problemática, como Laboratório Social, como Serviços de Cuidados de Proximidade e como contributo para a adequação das Políticas Públicas.