Livro Autenticidade

29/8/2017

 

Autores: Francisco Oliveira, Margarida Gamito, Margarida Louro e Rui Duarte

Data de publicação: Junho de 2017

 

 

Sinopse: 

A questão da autenticidade equaciona princípios e valores que têm vindo a ser preteridos na arquitetura, nas intervenções urbanas e, por extensão, no território. Os aspetos patrimoniais têm sido menorizados em nome duma "liberdade criativa" que mistura aculturação com respostas desajustadas ao tempo e lugar. Contudo, a coisa pública envolve conhecimento e cultura. A cidade é o lugar onde se exerce a cidadania e a identidade, sendo determinante da construção da memória coletiva.

Mas a questão não decorre apenas das qualidades espaciais, visuais e ambientais. São também o corolário de princípios urbanos disciplinadores que envolvem a participação das populações na vida da cidade e que têm expressão no espaço público. As ações construtivas devem agir em todas as escalas no domínio material e imaterial, repondo o sentido agregador do património cultural.

É dentro destes princípios que se formulou a presente edição reunindo textos de quatro autores, sobre a condição urbana contemporânea, em especial no contexto português, sobre as suas cidades, os seus bairros, as suas ruas estruturantes, muitas vezes ditas "direitas". Enunciam-se questões que exigem campos de resposta que referenciam estratégias eficazes de reflexão, crítica e intervenção no sentido de qualificar e resgatar a autenticidade urbana.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload